Uma das características mais peculiares da Guitarra Country é a emulação de outros instrumentos que são usados na Country Music como o pedal steel, o violino (ou fiddle como é chamado nos EUA) e é claro, o banjo, instrumento que virou símbolo desse gênero musical.
A técnica de banjo consiste no uso do polegar e os dedos médio e anelar. No polegar, o músico usa uma dedeira, geralmente de plástico e nos demais dedos uma dedeira um pouco diferente da dedeira do polegar e o material mais comum usado é o metal.
Essa técnica usada no banjo com essas dedeiras é muito semelhante a técnica usada no pedal steel, lap steel e no dobro, mas com uma diferença no posicionamento da mão direita. No pedal steel, por exemplo, o posicionamento da mão direita é desenvolvido para abafar as cordas para abafar os sons indesejados. Já no banjo o posicionamento da mão é feito para deixar as cordas soarem livremente.
ASSISTA A AULA COMPLETA E BAIXE O MATERIAL DE APOIO CLICANDO AQUI!
Como citei no começo do texto, os guitarristas de country procuram simular frases de outros instrumentos usados no gênero country. A técnica gerada pela emulação das frases de banjo é chamada de Banjo Rolls.
Só que ao contrario da técnica de banjo, a maioria dos guitarristas não utilizam as três dedeiras usadas no banjo (como descrito acima). No máximo uma dedeira no polegar como Chet Atkins e Jerry Reed. Já guitarristas como Ray Flacke, Albert Lee e Johnny Hiland usam a técnica de palhetada híbrida, usando a palhetada e os dedos médio e anelar da mão direita.
Um probleminha básico ao usar a palheta e os dois dedos é que se você não tiver nenhuma unha nos dedos médio e anelar da sua mão direita, quando você toca três notas consecutivas, ao usar sua palheta e dedos médio e anelar, a palheta vai ter um forte ataque nas cordas e os dois dedos vão soar mais abafado, como se fosse dois polegares. A idéia é deixar crescer um pouquinho as unhas. Para isso, procure usar algum produto para fortalecer suas unhas. Isso vai ajudar a diminuir o desgaste. Cordas de metal realmente podem detonar suas unhas…
Observando a minha mão direita ao executar essa técnica, ao colocar meus dedos nas cordas da guitarra, eu vou tocar em um ligeiro ângulo. Normalmente, eu manteria meu pulso reto, mas quando eu executo esta técnica de banjo rolls, eu inclino meu pulso ligeiramente para baixo.
Procure não abafar as notas e deixe soar as cordas soltas que por ventura componha a frase.
Acompanhe no vídeo acima, o desenvolvimento dessa técnica e clique no link abaixo para ter acesso à aula completa e também realizar o download dos PDFs dos exercícios!
ASSISTA A AULA COMPLETA E BAIXE O MATERIAL DE APOIO CLICANDO AQUI!
Bom estudo!!!
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente sobre novos posts!
Link permanente
Muito bom suas aulas e dicas estou muito satisfeito…obrigado
Link permanente
Muito obrigado mais uma vez Leandro!!!!!!
Link permanente
Muito bom gostei muito. bela contribuição para os músicos do Brasil parabéns
Link permanente
Muito obrigado Julio!
Link permanente
Essa aula foi matadora, tô incorporando isso na banda, mesmo não sendo o estilo tô tentando colocar ao máximo linhas de country em meu som, grato demais Marcio, vlw!
Link permanente
É isso ai Deivid! Independente do estilo, a Guitarra Country consegue ser um ferramenta de desenvolvimento todos os tipos de guitarrista!!! Valeu!!!!